A OAB do Ceará estuda a possibilidade de entrar com ação na Justiça contra lei estadual, promulgada em dezembro do ano passado, que obriga as administradoras de cartão de crédito a repassar à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) informações sobre os gastos feitos com o cartão.
A informação foi dada pelo presidente da Comissão de Estudos Tributários da OAB-CE, Erinaldo Dantas Filho. O assunto está sendo tratado por solicitação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, unidade Ceará, (Abrasel-CE).
De acordo com Dantas Filho, a iniciativa do Fisco estadual é válida pelo lado do esforço arrecadatório, mas, por outro lado, fere a Constituição, desrespeitando o sigilo bancário. Para tanto a Comissão estuda os aspectos legais da lei e elabora minuta da ação que será apresentada na reunião técnica do grupo, marcada para o dia 25 deste mês.
A Comissão estuda se ingressará com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade ou um recurso diretamente na Justiça Federal do Ceará ou no Supremo Tribunal Federal. A última possibilidade, segundo a OAB-CE, pode se constituir em um caminho mais demorado, uma vez que tem que ser feito via Conselho Federal da OAB. O Conselho seccional da OAB cearense é quem vai deliberar, em breve, o melhor tipo de ação.
Revista Consultor Jurídico, 10 de janeiro de 2008
Espaço compartilhado com o propósito de auxiliar colegas, sejam estudantes, advogados ou mais especialistas que laborem amparados pelo Direito.
VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.
TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
Arquivo do blog
-
▼
2008
(47)
-
▼
janeiro
(30)
-
▼
jan. 27
(8)
- Big Brother bancário: Leia ação da OAB contra queb...
- Erros persistentes: Prorrogação da CPMF é inconsti...
- Fim do imposto: Governo é derrotado na CPMF, mas c...
- Fiscalização sob suspeita: Ministro diz que substi...
- Controle das contas: O fim da CPMF e a questão do ...
- Sigilo bancário: OAB contesta quebra de sigilo pel...
- Olho na conta: STF dá prazo para Lula explicar que...
- Figura de retórica: Proposta para proibir carona e...
-
▼
jan. 27
(8)
-
▼
janeiro
(30)
Nenhum comentário:
Postar um comentário